sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A Familia Santos Abreu de São Lourenço do Sul

O sobrado que se situa na margem direita do Rio ("Arroio") São Lourenço foi construído, em fins do Século XVIII, por José da Costa Santos, originário do Rio de Janeiro e radicado em Rio Grande, que se casou com Anna Joaquina Gonçalves da Silva Santos, filha do capitão Joaquim Gonçalves da Silva e irmã do Gen. Bento Gonçalves da Silva.
As terras onde foi construído o sobrado faziam parte da herança que o capitão Joaquim, morto em 1826, deixou para a filha, mais conhecida por Donanna. Eram terras que situavam-se na margem direita do Rio Camaquã e se estendiam até atual município de SLS, incluindo o Boqueirão (as terras à esquerda do Camaquãm ficaram para o herói farroupilha e se constituiram na Fazenda do Cristal). O marido da irmã de Bento Gonçalves era devoto de São Lourenço e deu deu o nome do santo à fazenda que a esposa recebeu como herança.
José da Costa Santos e Donanna tiveram três filhas: Anna da Silva Santos que casou com João Francisco Vieira Braga; Tereza da Silva Santos que casou com Inácio José de Oliveira Guimarães e Perpétua da Silva Santos que casou, em 1831, com Antônio Francisco do Santos Abreu. Aqui o sobrenome Santos Abreu entra na história.
Antônio Francisco e Perpétua tiveram os seguintes filhos: Joaquim Francisco dos Santos Abreu ( o Almirante Abreu, herói da Guerra do Paraguai), casado com Damazinha, Antônio dos Santos Abreu (Barão dos Santos Abreu, médico benemerente radicado em Pelotas), Teresa, que se casou com Cap. Mar-e-Guerra J. Antônio Alves Nogueira, Inácio, Vicente, Nicanor (um dos primeiros Intendentes de SLS) e José Maria dos Santos Abreu, meu bisavô, que casou com Conceição. José Maria e Conceição tiveram os filhos Pio, Nicanor, Célia, Celina (minha avó materna), Venúncia, Maria José (Zeca), Virgílio, David, Dario e Branca. Celina, casou com Germano Dieckmann Filho (de apelido Mena) e o casal teve os filhos Deodoro Mena (incorporou o apelido do pai), Idílio Victor e Sibilla (minha mãe).

Alguns dados foram obtidos em http://gilneiandrade.blogspot.com/2008/02/fazenda-do-sobrado-so-loureno-do-sul.html. A maior parte, porém, consta de documentação em meu poder.

Nenhum comentário: