sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A origem e o significado do nome Dieckmann

Tinha razão o amigo do primo Waldemar Dieckmann que atribuiu ao sobrenome Dieckmann uma origem holandesa (leia aqui). Todavia, Dieckmann não é um nome de origem exclusivamente holandesa. Pesquisando, descobre-se que ele se originou de forma concomitante tanto na Holanda quanto no norte da Alemanha.
Da mesma forma, fica-se sabendo que “Dieck” tem, sim, algo a ver com diques, daí ser correta a explicação que ouvia dos parentes mais velhos quando menino, de que Dieckmann teria por significado “homem dos diques”. Mas, pára aí, dique é dam, em holandês, e damm, em alemão? Então, deveria ser Dammann, ou Dammann, não é?
Ocorre que, no baixo alemão havia a forma “Deich” , em algumas regiões grafada como Dyck ou Dyk, para designar dique. Supostamente,“deichmann”ou “dyckmann”ou “dieckmann” seria quem vivia perto de ou tinha de tomar conta de algum dique (e a origem para os sobrenomes na Idade Média, é consabido, era esta, tomando levando em conta a situação ou as atividades das pessoas).
Do mesmo “Deich” originaram-se as grafias Diekmann, Diekman, Dieckman, Dickmann, Dickman, Dickmans, Diegmann, Dijkman, Dykman. Há registros igualmente das variantes Diekmännken, Kleinediekmann e Kleinedickmann. Na Holanda, apareceram as grafias Diekmann, Dijkman, Dickman, Dickman, Dickmans, Dieckman, Dieckmann, Diekman.
Ao fim e ao cabo, isso não quer dizer que todos os portadores do sobrenome Dieckmann ou de alguma de suas formas assemelhada sejam parentes. O fato é que o nome é de origem alemã e sua sua região de origem é aquela próxima ao Mar do Norte, tanto na parte alemã quanto na holandesa.

Veja mais clicando aqui.

Nenhum comentário: